Considerado uma das diversões mais populares do Planeta desde os anos de 1980, a traquitana colorida virou obsessão para Matemáticos do mundo inteiro. Para ter uma idéia, eles chamam o motivo de seus estudos, o número mínimo de movimentos que alguém precisa fazer para solucionar o jogo, simplesmente de número de Deus. Sendo essa busca, considerada, quase divina....
A pergunta dos matemáticos: Quantos movimentos são necessários para resolver um cubo misturado o máximo possível???
A reposta, segundo Palmer, não é direta, mas se alguém pegar um cubo resolvido e misturá-lo 25 vezes as suas faces de maneira aleatória, é óbvio que você pode resolver o cubo em 25 movimentos, basta fazê-los ao contrário...Mas não quer dizer que ele não poderia ser resolvido com menos de 25 movimentos...
Então, os Matemáticos de plantão, estão interessados na estratégia mais eficiente, o caminho mais curto para a solução em qualquer configuração possível. Eles se referem que o tal número seria o Número de Deus....
Mas com toda a tecnologia existente, para um computador seria fácil chegar a esse número???
Segundo Tomas Rokicki ainda assim um processador pode levar anos para determinar algumas de suas propriedades básica...
A solução envolve girar qualquer uma das fatias em sentido horário ou anti-horário até que cada face tenha todos os nove adesivos da mesma cor.
O problema para os matemáticos é que esse cenário leva aproximadamente 43 bilhões de configurações possíveis. Esse monte de cubos mágicos, empilhados um sobre o outro, poderia se alongar até o Sol e voltar à Terra mais de 8 milhões de vezes. E existem 18 caminhos possíveis para alterar qualquer uma dessas configurações - uma meia-volta ou um quarto de volta em qualquer direção para cada uma das seis faces.
O brinquedo não permite que você resolva cada um dos seus lados individualmente, sendo o Número de Deus um enigma...
Tal número é alto demais para os padrões dos matemáticos, mas, mesmo assim, eles estão usando seus supercomputadores. Definindo-se uma configuração apropriada como ponto de partida, pode ser possível descobrir o número mínimo de movimentos necessários para chegar ao ponto de partida de qualquer configuração. Para esses computadores, é muito eficiente lidar com centenas ou milhões de configurações a cada cálculo.
Para isso, Matemáticos usam a teoria de grupos, que lida com sistemas métricos.
A pergunta dos matemáticos: Quantos movimentos são necessários para resolver um cubo misturado o máximo possível???
A reposta, segundo Palmer, não é direta, mas se alguém pegar um cubo resolvido e misturá-lo 25 vezes as suas faces de maneira aleatória, é óbvio que você pode resolver o cubo em 25 movimentos, basta fazê-los ao contrário...Mas não quer dizer que ele não poderia ser resolvido com menos de 25 movimentos...
Então, os Matemáticos de plantão, estão interessados na estratégia mais eficiente, o caminho mais curto para a solução em qualquer configuração possível. Eles se referem que o tal número seria o Número de Deus....
Mas com toda a tecnologia existente, para um computador seria fácil chegar a esse número???
Segundo Tomas Rokicki ainda assim um processador pode levar anos para determinar algumas de suas propriedades básica...
A solução envolve girar qualquer uma das fatias em sentido horário ou anti-horário até que cada face tenha todos os nove adesivos da mesma cor.
O problema para os matemáticos é que esse cenário leva aproximadamente 43 bilhões de configurações possíveis. Esse monte de cubos mágicos, empilhados um sobre o outro, poderia se alongar até o Sol e voltar à Terra mais de 8 milhões de vezes. E existem 18 caminhos possíveis para alterar qualquer uma dessas configurações - uma meia-volta ou um quarto de volta em qualquer direção para cada uma das seis faces.
O brinquedo não permite que você resolva cada um dos seus lados individualmente, sendo o Número de Deus um enigma...
Tal número é alto demais para os padrões dos matemáticos, mas, mesmo assim, eles estão usando seus supercomputadores. Definindo-se uma configuração apropriada como ponto de partida, pode ser possível descobrir o número mínimo de movimentos necessários para chegar ao ponto de partida de qualquer configuração. Para esses computadores, é muito eficiente lidar com centenas ou milhões de configurações a cada cálculo.
Para isso, Matemáticos usam a teoria de grupos, que lida com sistemas métricos.
Fonte: http://www.somaticaeducar.com.br/index.php?i=noticia&id=790
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