quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Relembrando...

Em 1974 o primeiro protótipo do cubo mágico, também conhecido como cubo de Rubik, foi desenvolvido. O húngaro Erno Rubik inspirou-se em quebra-cabeças já conhecidos, como o Tangram. No início parecia impossível criar um mecanismo para sustentar os cubos devido a grande quantidade de movimentos possíveis, mas Rubik acabou encontrando a solução enquanto observava despreocupado o curso do Rio Danubio numa tarde de domingo.

Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.


Fonte: http://www.rico.eti.br/rubik.html;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubo_de_Rubik#Hist.C3.B3ria


7 comentários:

Monia Pitsch disse...

Nossa, há tanto tempo já existem estes cubos e eu nunca consegui montar um!!!! hehehe

Lú Raasch disse...

Fê,

Muito legal explorar esse assunto... adoro "jogar", paesar de nunca ter conseguido deixar um completo.
Parabéns pelo blog.

Bjinhus!

Andressa.. disse...

Realmente é um assunto muito interessante....pouco explorado...meu sonho eh montar um hehehe.....bjoo

Marcelo B disse...

É uma pesquisa bem interessante...hehe
já que muitos tentam e quase ninguém consegue montar!
bjo

Paula Deporte disse...

Muito interessante esta contextualização histórica. Falarmos sobre isso com nossos alunos é muito produtivo para eles verem a matemática não apenas sob a ótica exata mas também como uma ciência com história e própósitos.

Fabiano B Rodrigues disse...

Muito interessante o assunto abordado pela academica.Trouxe um conteudo interessante de grande valor pra educação matematica!

Unknown disse...

Esse assunto é interessantíssimo...queria descobrir como montar esse cubo mágico INTEIRO!!!! por que já tentei várias vezes e nunca consegui montá-lo completamente...
E na escola? Isto dá o que falar, com certeza, em uma bela aula de Matemática.... Parabéns, Fê!!!! Arrasou no Cubo Mágico!!!!!